sábado, 14 de novembro de 2009

RESUMO SOBRE O TEXTO: SAÚDE E COTIDIANO ESCOLAR



Nesse texto a autora parte da constatação de que no decorrer dos tempos as propostas políticas de saúde e educação entrelaçam-se e até se afastam em busca da compreensão e entendimento dos movimentos realizados na escola.
Ao dar ênfase a questão da violência, a relaciona a necessidade de articulação entre saúde e educação visando o bem estar físico, espiritual e mental.
Respeitando a singularidade de cada aluno; aponta que o professor precisa estar em constante busca de novos saberes para proporcionar aos educandos situações de aprendizagem onde possam interagir com os problemas da sua comunidade, incentivando a participação autônoma e despertando com isso "impactos positivos" sobre suas vidas, fugindo da exposição as doenças.
Com a implantação de programas e projetos de saúde nas escolas, ressalta que não houve mudanças nos indicadores de rendimentos escolares, e esse é um desafio que envolve intersetorialidade, governo, escola e comunidade.

2 comentários:

  1. È isso ai professora, precisamos incentivar as práticas de um estilo de vida saudável, para incutir nos alunos o desejo de modificarem o estilo de vida negativo dos pais e familiares, contribuindo assim com um país que ofereça vagas em hospitais e mais recursos, o Brasil gasta muito em doença e não investe na saúde, ou seja na prevenção, muita gente vai para as filas dos hospitais por não terem um estilo de vida ativo e saudável obstruindo o acesso de quem realmente precisaria estar lá!!!!



    grande abraço foi um prazer conhecer-te!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rejane...
    A escola precisa buscar formas de incentivar a saúde dentro da escola. buscando que os alunos tenham uma vida mais saùdavel.

    ResponderExcluir